Em edição inédita, a Câmara Internacional da Indústria de Transportes (CIT) foi recebida no continente africano com múltiplas possibilidades de parcerias estratégicas no setor de transporte e de logística.

Com uma extensa agenda de atividades, a CIT realizou na última semana, nos dias 12, 13 e 14 de julho, a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) na cidade de Maputo, em Moçambique, em conjunto com a anfitriã Câmara de Comércio de Moçambique (CCM), que é filiada e representante do Capítulo Moçambique. Nos 3 dias de atividades foram mais de 800 participantes nas 4 atividades, com a acompanhamentos ativos de emissoras de TV local e nacional, imprensas e mídias sociais.

CURSO CERTIFICADO INTERNACIONAL

No 1º dia foi realizado o curso Certificação Internacional de Gestão e Educação Digital – Logística, Inovação, Comércio e Negócio com África no Mundo Globalizado no audiutório da Universidade Técnica de Moçambique (UDM). Com transmissão ao vivo, os mais de 150 participantes tiveram na manhã do dia 12 a oportunidade de ouvir especialistas renomados no campo da logística e transporte brasileiro e internacional. O curso foi gratuito e os participantes recebem o certificado de participação.

MESA REDONDA DE MULHERES

Ainda no dia 12, no período da tarde, houve a Mesa Redonda de Mulheres, com o tema “A Força da Mulher Moçambicana”, promovida pela CCM, destacando o empoderamento econômico da mulher africana. O evento contou com a participação de importantes personalidades femininas na área empresarial e governamental, como a Vice-Ministra da Indústria e Comércio, Sra. Ludovina Bernardo e a Vice-Presidente da CCM, Sra. Yolanda Fernandes. Além do mais, houve a participação da delegação da CIT trazendo suas experiências no transporte e logística como Sra Cecília Anan (Argentina), Diretora Coordenadora da Comissão de Mulheres e Jovens, Sr. Lucas Scapini (Brasil), CEO do Grupo Scapini, André de Simone (Brasil), Coordenador Nacional da COMJOVEM da NTC&Logística, e a Sra. Larissa Barreto, Diretora Executiva da CIT.

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

No dia seguinte, dia 13 de julho, sucedeu-se a Assembleia Geral Extraordinária – AGE. Realizada em grande estilo no Polana Serena Hotel, a Assembleia da CIT foi amplamente divulgada nas emissoras de TV, jornais e Mídias Sociais (veja no final as reportagens) e contou com a presença Exmo Embaixador do Brasil em Moçambique, o Sr. Ademar Seabra da Cruz Junior. Estavam presentes membros da RTI (Rede de Transporte Internacional) da CIT e representação de mais de 10 capítulos. Em momento especialíssimo e marcante, o CEO da CIT, Dr. Marcelo Augusto de Felippes, entregou ao presidente do Capítulo Moçambique, Sr. Álvaro Massingue, a bandeira da CIT como gesto de apreço e compromisso da abertura das fronteiras do continente africano para a RTI, além do marco caracterizando a entrada oficial da CIT no continente africano.

Na AGE foram condecorados com a tradicional medalha OMITrans:

– Ademar Seabra da Cruz, Embaixador do Brasil em Moçambique – Grau Embaixador (Brasil);

– Julio Reyes Solis Tovar, Presidente do Capítulo Panamá – Grau Embaixador (Panamá);

– Antonio Marques dos Santos, Diretor de Tecnologia da CIT – Grau Embaixador (Brasil);

– Rodrigo Otaviano Vilaça, Diretor da RV Conecta – Grau Cônsul (Brasil);

– Duarte Torrão, Militar do Exército Português – Grau Diário (Portugal); e

– Castigo Nhamane, Presidente da FEMATRO – Grau Diário (Moçambique).

A AGE foi marcada durante o dia 13 de julho com palestras dos mais diversos temas como:

– Transportando o Agronegócio Brasileiro;

– Experiência de uma Associação de Transporte do Brasil;

– Promoção da Industria e Comércio África;

– Certificação de Qualidade Classe Mundial CQCIT e CIT Green;

– A Força Jovem nas Empresas;

– Confiança Digital: Conquista e Manutenção;

– Transporte Aeroviário e Aquaviário;

– Oportunidades Comerciais Moçambique-África do Sul;

– O Compliance nas Relações Comerciais com Países Africanos;

– Integração na Intermodalidade Brasileira;

– O Caso Tiefenthaler na África;

– O Transporte de Carga no Brasil;

– Comércio Moçambique – Espanha;

– Direitos Humanos e das Mulheres;

– A Construção da Carreira da Mulher Africana;

– A Mulher Africana no Gerenciamento de Negócios;

– Empoderamento Econômico da Mulher Africana;

– A Logística e a Facilitação do Comércio entre países africanos;

– A diplomacia do Exército Brasileiro na África.

RECEPÇÃO NA EMBAIXADA DO BRASIL EM MAPUTO Ainda no dia 13 de julho, a Embaixada do Brasil em Moçambique e a CIT ofereceram uma recepção em homenagem às delegações brasileira e moçambicana à Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da CIT, além de atividades locais e países membros da RTI.

FÓRUM DE NEGÓCIOS

Como encerramento da Assembleia, o último dia foi marcado com o Fórum de Negócios, reunindo empresários, líderes industriais e representantes governamentais para discutir oportunidades de investimento e parcerias estratégicas. O foco principal foram as iniciativas voltadas para o desenvolvimento do transporte moçambicano, abordando o potencial da multimodalidade com a integração do terrestre, marítimo e aéreo.

Na oportunidade do forúm, o vice-ministro dos transportes e comunicações de Moçambique, Sr. Amilton Alisson, recebeu uma pequena comissão do Staff CIT  para tratar da cooperação bilateral entre Brasil e Moçambique sobre renovação de frota e capacitação de mão de obra, com foco na  profissão de motorista e segurança rodoviária.

WEBINAR GRATUITA – 03 DE AGOSTO DE 2023

Como resultado do Fórum de Negócios em Maputo, no próximo dia 03 de agosto, às 1000hr (horário de Brasília), haverá uma webinar para apresentar o tema “Moçambique: novo hotspot mundial de óleo e gás, futura potência agrícola global – oportunidade de investimento para o Brasil”, sob a coordenação da Embaixada do Brasil em Moçambique e CIT, além de convidados especiais.

Clique no banner da webinar para realizar a sua inscrição gratuita:

VISITA INSTITUCIONAL AO PORTO DE MAPUTO

Alguns membros da CIT tiveram a grande oportunidade de realizar uma visita técnica ao Porto de Maputo. A visita foi guiada por uma funcionária do porto onde a mesma partilhou como ocorrem as operações.

Ao final de toda a programação, os mais de  800 participantes puderam explorar estratégias para impulsionar a eficiência e a inovação nos negócios, levando em consideração as particularidades do mercado africano. Além disso, tiveram a oportunidade de participarem de um curso internacional com temas atuais da área da Segurança Viária, Infraestrutura, Intermodalidade, os jovens nas empresas e experiências de sucesso. Na Mesa Redonda das Mulheres foram discutidos temas importantes para o empoderamento feminino com casos e experiência de mulheres moçambicanas de sucesso. Por fim, a AGE foi marcada com a entrada da CIT no Continente Africano e o compromisso na busca de novas filiações para ampliar a Rede de Transporte Internacional da CIT.

ASSISTA AQUI ALGUMAS REPORTAGENS TRANSMITIDAS EM MAPUTO/MOÇAMBIQUE SOBRE A AGE CIT:

Notícia: Câmara Internacional da Indústria de Transportes – CIT