A Câmara Internacional da Indústria de Transportes (CIT), fundada em 25 de maio de 2002, por iniciativa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, com estrutura e alcance internacional, totalmente patrocinada pela CNT.

Seu principal objetivo é defender e proteger os interesses dos transportadores e suas entidades representativas, atuar institucionalmente perante entidades privadas ou públicas, promover estudos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das técnicas de transporte de cargas e passageiros, bem como pesquisas sobre problemas econômicos, de mercado e jurídicos do transporte. Também, promover reuniões, seminários, cursos e palestras sobre transporte, energia, telemática, meio ambiente, inovação, tecnologias e aplicações relacionadas às indústrias por diferentes modelos e educação, treinamento e pesquisa sobre temas de interesse nos países membros.

Em suma, apoiar o transporte ao redor do mundo, discutindo tópicos técnicos e conhecendo as tendências, especialmente em marketing, tecnologia e energia.

Após a XXXII Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada em San Pedro Sula, Honduras, no período de 04 a 06 de novembro de 2019, A CIT iniciou um novo processo de participação de países na sua extensa rede de membros. As maneiras de participar da rede CIT são as seguintes: MEMBROS OBSERVADORES, MEMBROS ASSOCIADOS e MEMBROS AFILIADOS.

Para todas as formas de participação, a bandeira de seu país aparecerá na galeria de honra dos países membros e será incorporada em uma cerimônia na primeira Assembleia subsequente após a aprovação da afiliação.