A Asociación de Transportistas Internacionales (ATI) e a Gremial de Transporte Extraurbano de Pasajeros (GRETEXPA), membros filiados da Câmara Internacional da Indústria de Transportes (CIT), sediaram a 38ª Assembleia Geral Ordinária da CIT nos dias 24 e 25 de abril, que contaram com a presença de delegações dos diferentes países da Rede Internacional de Transporte (RTI – CIT), além de empresários, representantes e autoridades dos setores público e privado da Guatemala.

Esta assembleia contou com a participação e representação de 20 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica (R), El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México (R), Moçambique (R), Nicarágua, Panamá, Paraguai (R), Peru, República Dominicana (R), Uruguai (R) e Venezuela). Pelo canal do YouTube da Secretaria Geral da CIT (@citsecretariageral341) a assembleia foi transmitida ao vivo nos dois dias.

No seguimento, a Secretaria-Geral da CIT, por meio de sua Diretora Executiva, Sra. Larissa Barreto, apresentou um resumo executivo das atividades da Câmara desde a última assembleia ocorrida em Buenos Aires, Argentina, e novembro de 2023. Cabe destacar que o Conselho de Representantes aprovou a entrada de novas associadas e afiliadas, de forma unânime, a seguir: Solo Buses (Argentina), Movant Connetion (Argentina), Instituto Global ESG (Brasil), Estudio Jurídico Movilidad & Desarrollo S.A.S (Colombia), Cámara Nacional De Transporte De Carga De Panama – CANATRAPA (Panamá), a Associação Nacional de Detrans – AND (Brasil). Na oportunidade, foi apresentado aos presentes o 1º Fórum UN Global Supply Chain a ser promovido pela UNCTAD/ONU com o Governo de Barbados. O referido Fórum será realizado na cidade de Bridgetown em Barbados os dias 21 a 24 de maio de 2024 e o evento servirá como uma plataforma para a troca de conhecimento, colaboração e desenvolvimento de estratégias inovadoras para otimizar as operações da cadeia de suprimentos em um cenário de negócios global em rápida mudança. Mais informações podem ser obtidas no site da UNCTAD: https://unctad.org/conference/global-supply-chain-forum-2024

Também foi apresentada aos presentes e colocado em votação pelo Conselho de Representantes da CIT uma carta intitulada “Carta da Guatemala”, que tem como objetivo conclamar aos Capítulos da CIT que encorajem as empresas e organizações de seus países a alinharem suas estratégias e operações aos princípios ESG e, também, faz um chamado aos governos a considerarem a instituir, em seus calendários festivos, a data de 8 de abril como o Dia Internacional do ESG.

Como de costume, a CIT busca prestigiar personalidades que se destacam no setor da Logística e Transporte. Nessa assembleia da Guatemala, foram agraciados com a Medalha da Ordem do Mérito Interamericano de Transportes – OMITRANS, as seguintes personalidades:

GRAU DIARIO:

1. Gloria Verna Guillermo Lemus; ok

2. Carlos Adolfo Martínez Gularte; ok

3. Augusto Toledo Alvizures; ok

4. Alcides Adonay Rodríguez Mauricio, ok

5. Noe Juventino Lechuga Reyes;

6. Carlos Eduardo Lechuga Reyes; e

7. Luis Fernando Oscal.

GRAU CONSUL

1. Werner Ovalle Ramírez

GRAU EMBAIXADOR:

1.  José Daniel Ramírez Cabrera;

2. Otoniel Alfonso Dighero Castellanos; e

3. Paulo Gaba Junior.

A assembleia se passou em um dos salões do Hotel Tikal Futura na Cidade da Guatemala, onde os participantes puderam assistir e discutir sobre importante temas como: a importância de participar de associações e grêmios do transporte, razões de fracassos em empresas, a criminalização do transporte de passageiros extra-urbanos para o translado de migrantes na Guatemala, extorsões no transporte de passageiros na Guatemala, tecnologia na venda de passagens, a importância do transporte no desenvolvimento do turismo, distorção e assimetria no subsídio no serviço de transporte entre países limítrofes, importância da tecnologia nas empresas de carga, educação e segurança nas rodovias, sustentabilidade e uso de gás no transporte, os avanços da tecnologia no transporte e cursos executivos de transporte e gestão.

No segundo dia, a assembleia foi iniciada com a Homenagem Póstuma a Dom Julio Artemio Juarez Morán, que foi uma figura importante no setor de transportes em seu país, Guatemala, e apoiador na criação da CIT há mais de 22 anos.

Na continuação, no Fórum Empresas Familiares aconteceram belíssimos e emocionantes testemunhos de empresas na área do transporte, mostrando que com planejamento e conversa na família é possível que as tradições e os negócios sejam continuados por várias gerações.

Na apresentação do Diretor de Transporte de Passageiros do Capítulo Peru, Sr. Martín Ojeda Trujillo, houve uma árdua e positiva discussão a respeito de problemas fronteiriços entre os países Equador, Colômbia, Peru e Bolívia, que resultou na proposição de uma moção a ser apresentada à Secretaria Geral da CIT para consideração e posterior apresentação aos Capítulos.

Ademais, também foi discutido a assinatura de uma carta em apoio dos Capítulos CIT da América Central aos governos sobre a Extorsão no Transporte de Passageiros na Guatemala

No decorrer da Assembleia houveram dois importantes lançamentos. O primeiro foi o Índice de Integração e Conexão da Indústria de Transporte Internacional, que tem por objetivo colher informações na Rede de Transporte Internacional (RTI) da CIT e mensurar o perfil da comunidade do setor com o objetivo de adaptar as estratégias de trabalho para os membros da CIT, bem como aumentar a conscientização sobre o valor relevante que os vínculos e a rede têm para a integração buscada pelo setor. Para responder ao breve questionário, basta acessar o link do Google Forms a seguir: https://forms.gle/awRaTiPV8JQX7ZDN9.

CIT y Movant Connection lanzan índice clave para el futuro del transporte internacional

O segundo lançamento foi a apresentação do curso Trilha de Gestão traduzido especialmente para o Espanhol, curso este advindo da importante parceria entre a CIT e o SEST SENAT para o projeto Educação Digital. O projeto está funcionando desde 2022, onde foram disponibilizadas ao povo moçambicano 3 trilhas (Gestão, Transporte e Carreira) no idioma português. Na Assembleia da Guatemala o Dr. Vinícius Ladeira, Diretor Adjunto Nacional Sest Senat lançou o mencionado curso na língua espanhola e mencionou que “a aliança firmada entre o SEST SENAT e a CIT busca internacionalizar o conhecimento, com o objetivo claro de ampliar e diversificar as oportunidades educacionais ao redor do mundo, já que o projeto ofertará qualificações em espanhol e em inglês, além do português. Por isso, é motivo de muita alegria dar início a este projeto”. Os interessados podem enviar um e-mail para certificate@cit-international.org e registrar a sua intenção em fazer o curso, recebendo posteriormente um contato com as orientações.

SEST SENAT

A próxima Assembleia Geral Ordinária será na Georgia nos Estados Unidos, na cidade de Savannah, onde fica o segundo porto mais importante dos Estados Unidos da América. As inscrições serão disponibilizadas em breve na aba Eventos de nosso site.

Por fim, para as assembleias do próximo ano de 2025 se candidataram os Capítulos Canadá e Colômbia (Colômbia pendente de aprovação). A 40ª Assembleia Geral Ordinária está confirmada e ocorrerá em Montreau, Canadá, em junho de 2025.

Para mais informações, envie um e-mail para cit@cit-international.org e acompanhe nossas redes sociais.