A CIT realizou mais uma edição de suas assembleias, a qual ocorreu nos dias 22 e 23 de novembro de 2023, em Buenos Aires na Argentina. A 37ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) teve como anfitriã sua filiada FADEEAC (Federación Argentina de Entidades Empresarias del Autotransporte de Cargas) e que proporcionou 2 dias de trabalhos intensos.

Esta assembleia contou com a participação e representação de 18 países (Argentina, Brasil, Canadá, Chile (R), Colômbia, Costa Rica (R), El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai (R), Peru, República Dominicana (R), Uruguai e Venezuela). Pelo canal do YouTube da FADEEAC (@FADEEACEsTransporteDeCargas) a assembleia foi transmitida ao vivo nos dois dias. O primeiro dia (22) foi realizado na Província de Escobar, onde a FADEEAC possui um Centro de Capacitação Profissional chamada FPT (Fundación Profesional para el Transporte). Neste dia os participantes tiveram a oportunidade de ouvir sobre vários temas como:

• Apresentação Institucional da Junta de Segurança no Transporte (ARGENTINA);
  • Apresentação de uma investigação de acidentes e recomendações de segurança operacional (ARGENTINA);
  • Frete (BRASIL);
  • Tanque de Combustível Adicional (BRASIL);
  • Sistema de Cooperativas de Crédito para o Setor de Transporte (BRASIL);
  • O Sistema SEST SENAT – história y manutenção (BRASIL);
  • Desafios e propostas para alcançar passagens de fronteira eficientes e simplificadas entre os países do MERCOSUL (ARGENTINA);
  • Competitividade e transição energética no transporte e na logística (ARGENTINA);
  • Profissionalização do transporte (ARGENTINA);
  • Desenvolvimento e inovação FPT (Fundação Profissional para o Transporte) (ARGENTINA);
  • O Megaporto de Chancay e o impacto gerado (PERU);
  • Taxas de acidentes e comportamento empresarial (GUATEMALA);
  • Análise e resolução dos problemas que afetam o transporte devido à presença do crime organizado no Equador (EQUADOR); y
  • Intermodalidade e a oportunidade para a economia e as empresas de transporte (ARGENTINA).

Ainda neste mesmo dia, a FADEEAC/FPT proporcionou a todos os presentes um passeio guiado nas instalações do Centro de Capacitação da FPT, incluindo uma demonstração em um de seus simuladores de caminhão. No fim do dia, os participantes foram brindados com um delicioso jantar (asado argentino) com uma belíssima apresentação de Tango, dança típica argentina.

No segundo dia, a reunião se deu nas instalações da Sede da FADEEAC, na cidade de Buenos Aires.

Após os costumeiros pronunciamentos de boas-vindas do Secretário-Geral, Subsecretário e diretores da CIT presentes, tivemos o privilégio da participação do Ministério de Transporte da Argentina, representada pela Sra. Maria Jimena Lopez, Secretária de Gestão de Transporte.

No seguimento, a Secretaria-Geral da CIT, por meio de sua Diretora Executiva, Sra. Larissa Barreto, apresentou um resumo executivo das atividades da Câmara desde a última assembleia ocorrida em Maputo, Moçambique, julho passado. Cabe destacar que o Conselho de Representantes aprovou a entrada de novas associadas e afiliadas, de forma unânime, a seguir: Positivo Tecnologia (Brasil), DHL (Moçambique) e a CAME – Confederación Argentina de la Mediana Empresa (Argentina). Houve também a votação para a criação de dois novos Capítulos CIT: Nigéria, representada pela Câmara de Comércio Moçambique-Nigéria (CAMOZINI) e África do Sul, representada pela Câmara de Comércio e Indústria Moçambique África do Sul (CCIMOSA). Com os novos Capítulos aprovados, a Rede de Transportes Internacional (RTI) da CIT conta com 61 países membros e 25 Capítulos constituídos.

Como de costume, a CIT busca prestigiar personalidades que se destacam no setor da Logística e Transporte. Nessa assembleia da Argentina, foram agraciados com a Medalha da Ordem do Mérito Interamericano de Transportes, as seguintes personalidades:

GRAU DIÁRIO:

1. Roberto Agustin Guarnieri;

2. Alfredo Alberto Guagliano;

3. Cristian Bernardo Sanz;

4. Fernando Sganga;

5. Carlos Maria Rebora; e

6. Carlos Marcelo Castro Salazar.

GRAU CÔNSUL:

1. Beatriz Elsa Schanz;

2. Esteban Canteros;

3. Guillermo Daniel Werner;

4. Marvin Altamirano; e

5.  Nelson Edgardo Vanegas Rodriguez.

GRAU EMBAIXADOR:

1.  Ana Paula Motta Cardoso;

2.  Maria Cecilia Anan Alarcón; e

3.  Martin Daniel Rojas.

Em continuação às Certificações de Qualidade Classe Mundial da CIT – CQCIT e CITGREEN – nesta assembleia mais duas organizações foram certificadas: Scapini Transporte e Logística LTDA e Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos – ABTLP.

Na 2ª parte deste mesmo dia foi realizado um Fórum de Mulheres com o tema “O contexto do Transporte na Argentina”. Na ocasião, a Diretora Coordenadora de Mulheres e Jovens Líderes da CIT, Dra Maria Cecilia Anan foi a moderadora do Fórum junto com o Dr Marcelo Augusto de Felippes, CEO da CIT. Os temas abordados foram:

– Segurança no transporte;

– Novas tecnologias e inovação no setor de transportes;

– Mulheres na mineração;

– Desafios nas passagens de fronteira; e

– Mulheres como protagonistas em logística e transporte.

Para finalizar o ciclo de palestras, foram ministrados mais dois temas: “O valor do ofício”, pelo Fundador e CEO da Movant Connection, Sr. Javier Carrizo, e “Transporte de Cargas e Regulação Normativa”, pelo Director Nacional de Transporte Automotor de Cargas da Argentina, Sr. Jorge Zarbo.

No encerramento da assembleia, o Conselho de Representantes aprovou os seguintes documentos:

Resolução nº 002/2023 – trata de proposição ao governo do Panamá para implementar medidas efetivas para liberar transportadores que estão parados nas rodovias e sofrendo as consequências da crise, em decorrência de lei aprovada pelo governo sobre exportação de recursos minerais, a qual os transportistas não aprovam;

Resolução nº 003/2023 – trata de apoio do Capítulo Equador ao Governo da República do Equador sobre o combate ao crime organizado, cujas ações de delinquência estão afetando o setor de transporte deste país; e

Ofícios SG/CIT nºs 284 e 285/2023 para o Governo da República Argentina versando sobre o impedimento de transferências de pagamentos pela prestação de serviços de carga de empresas de transporte que transitam no país Argentina.

Aproveitamos o ensejo, para informar que serão realizadas 2 (duas) assembleias em 2024:

– 38ª Assembleia Geral Ordinária na Cidade da Guatemala, Guatemala nos dias 24 a 26 de abril, com a temática: “Empresas familiares” e “Facilitação de Fronteiras”; e

– 39ª Assembleia Geral Ordinária na cidade de Savannah, Georgia nos Estados Unidos da América, a qual ocorrerá no segundo semestre com data a definir.